clovis falando sobre a culpa do homem
o homem e culpado por causa do pecado original mas quem pecou foi adão então DEUS condenou toda raça humana pelo pecado de um.e porque
ohomem e culpado por um erro que o matou sem ele mesmo saber? como ele ira conhecer essa verdade se ele está morto; não daria base para alguem contestar a justiça de DEUS
SE ELE NASE MORTO por causa naõ do pecado dele e sim o pecado de adão?
Clóvis respondeu,
Anônimo,
Obrigado pela sua participação e questionamentos.
Deus não apenas é justo como é o padrão de toda justiça. O nosso senso de justiça é falho, somente o que Deus diz que é justo realmente é justo.
A forma como a culpa do pecado de Adão nos é atribuída chama-se imputação, que significa algo como "lançar na conta de". Porque isso se deu? Porque nós estávamos em Adão, Adão pecou não apenas como indivíduo, mas como representante da raça. Uma ilustração seria uma dívida conraída pelo presidente da república, que então é paga por toda a nação, pois ao contraí-la ele o fez como representante de todo um povo. A Bíblia diz que nós pecamos em Adão.
Humanamente falando é possível questionar a justiça de Deus. Mas é loucura. O que não impede de homens fazê-lo. Pedro Pelágio foi um que questionou isso e chegou a negar o pecado original. Pelágio é um precursor do arminianismo.
Mas há um outro problema em rejeitar a culpa original por imputação. É que a justiça de Cristo também nos é conferida por imputação. Assim, se achamos injusto Deus nos culpar pelo pecado que cometemos em Adão, como aceitaremos que a justiça perfeita de Seu Filho seja lançada na nossa conta? Mesmo porque o processo é o mesmo: em Adão pecamos e morremos, em Cristo somos justificados e vivemos.
Em Cristo,
Clóvis
_________________________________________________________
Abraços a todos!
Marcos,
ResponderExcluirObrigado por publicar aqui minha resposta por recomendar o Cinco Solas
E aos seus leitores, me desculpem pelos erros de português do texto. Uma defeito meu é não revisar adequadamente meus comentários.
Em Cristo,
Clóvis
Grande Marcos,
ResponderExcluirGostei demais do post.
O Cinco Solas sempre foi ponto de minhas paradas.
Olha o que escrevi sobre esse tema certa vez:
http://180grauss.blogspot.com/2009/08/time.html
Abração,
Carlos Henrique
Carlos Henrique,
ResponderExcluirQue bom saber que dá uma paradinha no Cinco Solas. Vou visitar seu blog.
Em Cristo,
Clóvis