sábado, 16 de outubro de 2010

Há duas vontades em Deus?

O post abaixo foi reproduzido do excelente blog "Voltemos ao Evangelho", acerca de Jonathan Edwards e sua visão sobre as vontades de Deus.
_____________________________________________________

Se você nunca ouviu sobre a existência de duas vontades em Deus, eu recomendo que leia o artigo de John Piper “Are There Two Wills in God?” (o qual é também um apêndice do livro The Pleasures of God).

Em essência, a doutrina afirma que há… bem… duas vontades em Deus. A primeira vontade é sua vontade de ordenança (ou, como Edwards diz abaixo, “lei”). Esta é expressada através dos desejos revelados de Deus para as pessoas, desejos como “não matarás,” ou “amarás a teu próximo como a ti mesmo.”

A segunda vontade é a vontade de decreto, que é a vontade pela qual Deus provoca tudo o que de fato acontece, quer esteja de acordo com sua vontade de ordenança ou não. Esta é conhecida também como sua vontade secreta, uma vez que o que Deus pretende fazer em qualquer evento é incognoscível para nós, exceto aquilo que ele nos revela através de profecia.

Eis aqui a Coletânea nº 7 completa de Jonathan Edwards (reformatada um pouco por mim), a qual ele escreveu em defesa desta noção de duas vontades:

Os Arminianos ridicularizam nossa distinção das vontades secreta e revelada de Deus, ou melhor dizendo, nossa distinção entre o decreto e a lei [de Deus], porque nós dizemos que ele pode decretar uma coisa e ordenar outra; dizem também que nós colocamos inconsistência e contradição em Deus, como se uma vontade sua contradissesse e fosse diretamente contrária a outra.

No entanto, se eles chamarão isso de contradição de vontades, nós certamente e absolutamente sabemos que tal coisa existe, então eis o maior absurdo de discutir a respeito disso.

* Nós e eles [sabemos que foi] a vontade secreta de Deus que Abraão não sacrificasse seu filho, no entanto, ainda assim sua ordem foi para que o fizesse.
* [Nós] certamente sabemos que Deus quis que o coração de Faraó fosse endurecido, e ainda assim o endurecimento de seu coração foi seu pecado.
* Nós sabemos que Deus quis que [os] egípcios odiassem o povo de Deus. Salmo 105:25: “Mudou-lhes o coração para que odiassem o seu povo e usassem de astúcia para com os seus servos.”
* Nós sabemos que foi a vontade de Deus que Absalão se deitasse com as esposas de Davi. 2Samuel 12:11-12: “Assim diz o SENHOR: Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres à tua própria vista, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com elas, em plena luz deste sol.Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei isto perante todo o Israel e perante o sol.”
* Nós certamente sabemos que Deus quis que Jeroboão e as dez tribos se rebelassem.

Nós sabemos que o mesmo pode ser dito da pilhagem dos Babilônios; e outros exemplos podem ser dados. A Escritura nos diz claramente que Deus quer endurecer alguns homens (Romanos 9:18), quis que Cristo fosse morto por homens, [etc.].

Nenhum comentário:

Postar um comentário