domingo, 6 de dezembro de 2009

"Eu era bom e é assim que você me paga?"

Como sempre, tenho de dizer que o grande problema de muitos de nós que cresceram na igreja é a falta de compreensão das Escrituras.

Bendita falta de compreensão, ou talvez, maldita mesmo? Infelizmente, depois de todas as aulinhas das nossas Tias no cultinho infantil, depois de todas as aulas da Escola Bíblica Dominical, depois de todos os sermões que escutamos nos cultos e depois de algumas, ou até mesmo parcas, leituras da Bíblia, continuamos acreditamos que o Evangelho é algo positivado, é algo que se resume em cumprir certos mandamentos do tipo: "isso é certo, aquilo é errado. Faça isso, não faça aquilo".

Assim, passamos nossas vidas todas pautados nessas orientações. Tomo meu o exemplo. Nunca bebi. Passei minha vida inteira sabendo que beber não é correto. Sempre fui aos cultos dominicais e participei das programações da Juventude. Cresci achando que eu era correto por não fazer nada daquilo que me diziam ser errado.

Entretanto, ao mesmo tempo, sempre achei que, por causa disso tudo, Deus tinha de me dar aquilo a que tanto desejava, assim mesmo, como um verdadeiro Gênio da Lâmpada. Não deixava de fazer tudo aquilo pela minha consciência de que aquilo desagradava a Deus, mas deixava de fazer porque acreditava que deixando de fazer tudo aquilo eu seria "recompensado" por Ele. Em virtude disso, todas as vezes que meu coração, vale dizer não regenerado, desejava algo, todas as vezes que meus olhos gulosos se enchiam de desejo por algo, talvez uma namorada, uma boa nota, passar numa prova, ganhar uma competição, não adoecer às vésperas de uma viagem esperada, e, ainda que eu fizesse tudo aquilo que me diziam ser bom, que me diziam agradar a Deus, muito embora eu não pecasse nisso ou naquilo outro, caso eu não conseguisse aquilo a que tanto queria, em meu coração um questionamento ecoava: "eu era bom e é assim que você me paga?". Essa pergunta não era dirigida a um zé ninguém ou a um amigo qualquer, mas ao próprio Rei dos Reis, ao Grande EU SOU, ao Criador soberano de todo o universo. Acredito que não só eu, mas muitos de vocês já passaram por isso. "Senhor, por que meu amigo morreu? Por que isso só acontece comigo? Por que eu não posso ter uma namorada como a do fulano que é tão pecador, já que ele bebe, mente, fale palavrões, não estude, seja preguiçoso, egoísta. Por quê?!".

Esse questionamento só mostra o quanto muito longe de bons nós somos, o quanto pouco compreendemos acerca das escrituras, como cheios de nós e cheios de uma auto-justiça, como somos cegos e egoístas, como tudo ao nosso redor só existe por causa de nós mesmos. Vendo por essa perspectiva, percebemos que, muitas vezes, nós não servimos a Deus, mas queremos que Ele é que nos sirva. E por causa desse nosso desejo profundo de ver todos os nossos "sonhos realizados" é que muitas vezes, também por não compreendermos o real sentido de regeneração, deixamos de lado, voluntariamente, os verdes pastos e pulamos de cabeça no vale da sombra da morte, porque não queremos interpretar corretamente o Salmo 23, já que queremos sempre gritar "O Senhor é meu pastor e nada me faltará", ao invés de cantar "O Senhor é meu pastor e de nada mais terei falta".

Ante a frustração de não ver nosso desejos realizados e em razão de não compreendermos as verdades bíblicas, muitas vezes nos decepcionamos com Deus e passamos a entregar a nossas carnes tudo aquilo que nos falaram para não fazer. É, meus amigos, se isso já aconteceu com vocês, tenham certeza que já aconteceu comigo. Então, lá eu estava, como muitos dizem por aí, "desviado".

Queria com essas palavras alertar ao perigo de tentarmos usufruir os favores do Rei, em vez de entregar a Ele tudo que somos e, assim, amá-lO acima de tudo e render-Lhe a verdadeira, autêntica e sincera adoração. Porque se apenas o adoramos para nossa satisfação, nós, de fato, nunca o adoramos. Porque se eu deixo de fazer isso ou aquilo simplesmente porque me falaram que era errado sem que haja nenhuma profunda reflexão se agrada ou não a Deus, inevitavelmente vou cair na armadilha ardilosa do inimigo e, de uma hora para outra, aquilo que eu não fazia porque era "errado" passa a ser minha rotina, meu cotidiano, minhas práticas diárias.

Por fim, CUIDADO COM O CRISTIANISMO LEGALISTA, CUIDADO COM O CRISTIANISMO DE PRÁTICAS REITERADAS, CUIDADO COM O CRISTIANISMO SEM REFLEXÃO, CUIDADO COM O CRISTIANISMO AUTOCENTRADO NO HOMEM, porque no final pode ser que ele seja qualquer coisa, exceto cristianismo.

Ah, não deixem de assistir ao vídeo do Matt Chandler sobre esse assunto. Trata basicamente do mesmo assunto. O Título do post foi tirado de uma das frases do vídeo.

No mais, combatam o bom combate, acabem as suas carreiras e guardem a fé!

Em amor sincero,
Esdras - sinner and guilty


Um comentário:

  1. Gente, o link do youtube eh esse estranho q se encontra no final do post. Copiem e colem no youtube.
    Abraços.

    ResponderExcluir