quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Evangelismo Decisionista

"Eu vou orar, e se você concordar com a minha oração, aperte a minha mão."
"Jesus te ama e tem um plano maravilhoso para a sua vida."
Que outras frases ilustrariam a foto acima?

O evangelismo decisionista convence as pessoas de que elas realmente aceitaram a Jesus, ainda que nada tenha sido falado sobre pecado, inferno, a depravação do homem, a necessidade de misericórdia, perdão, graça... O valor da morte de Deus, o Filho... Na maioria das vezes, se fala que com Jesus, sua vida será melhor. Não que esta afirmação seja errada, mas expõe a mensagem de maneira incompleta, destruindo o Evangelho. Isto traz 2 problemas:
1) Em que sentido se diz isso? Aceitar a Jesus traz satisfação, alegria incomparável, conhecimento da verdade, comunhão com o amoroso Criador dos céus e da terra, que te ama desde antes da fundação do Universo - alegrias acima de qualquer imaginação. Mas, por outro lado, traz perseguições, difamações, humilhações e, enquanto se vive na Terra, a certeza de dificuldades.
2) Faz as pessoas acreditarem que são salvas e, como não recebem maiores instruções (já que quem evangeliza dessa forma não é lá muito afeito a estudar a Bíblia e proclamar a pura verdade), elas vivem como bem entendem. E então, não há crescimento em santidade, não há maior busca por Deus, não há conversão verdadeira. As pessoas passam a vida acreditando que são salvas por terem feito a oraçãozinha com o Evangelista, Apóstolo, Bispo ou Pastor Fulano de Tal e, quando menos perceberem, ouvirão de Jesus: "Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade." (Mateus 7:23)
Cuidemos para que esta enganação não continue em nosso meio! Não sejamos cúmplices deste evangelismo que envia as pessoas direto ao inferno. E, como Paul Washer diz: "Se você foi evangelizado por este método e hoje é salvo, não se engane: você não foi salvo por causa dele, você foi salvo apesar dele."

Nenhum comentário:

Postar um comentário