sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O Evangelho tem sido loucura?

Amados amigos
Logo depois de minha conversão ter realmente acontecido, passei a devorar a Escritura. Em minha sede, conheci muitas das verdades bíblicas, apaixonando-me pela doçura da Palavra ("Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca." Sl 119.103). Entretanto, meu paladar ainda se acostumando com o mel, deparava-se, às vezes, com a amarga constatação de que ainda havia muito de impuro em minha vida, muito de vazio, relembrando minha condição pecadora.
Embora haja passado alguns anos daquele tempo, ainda sinto minha boca amarga, minha mente cansada e minha alma em pranto. É que me deparando com um versículo, percebo o quão conformada tem sido minha vida com esse presente século!
O apóstolo Paulo, em sua primeira carta aos Coríntios (ou, para aqueles mais nerds, a segunda carta, já que, possivelmente, a primeira houvera se perdido), afirma que a mensagem de Deus não pode ser compreendida pelos mortos-vivos, por aqueles que ainda não experimentaram o maravilhoso agir do Senhor, porque somente conseguem ver o que seus olhos míopes enxergam, considerando, portanto, essa história loucura. Em seu orgulho, em sua racionalidade, em seu humanismo autocentrado, em sua vaidade, a história do Deus-homem, do Cordeiro santo é absurda, surreal, dadaísta, sem sentido. Ora, por que cargas d'água EU precisava de salvação? Como assim Deus existe, se eu não o vejo?
A cidade de Corinto era famosa pela sua riqueza e cultura, pela sua filosofia desenvolvida, pelos seus grandes feitos. Estavam tão cheios de si, que não viam o poder de Deus: "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus." I Co 1.18.
"Loucura! Loucura! Loucura!" Gritavam os corintios. "Esses caras são loucos! Como podem adorar esse deus? Como podem acreditar que o Universo fora criado em 6 dias. Como podem acreditar que a mulher veio de uma mísera costela de um homem? E lá serpentes falam? Até parece que um homem construiria uma arca que de tão grande nela caberia um casal de cada espécie."
Ou, num contexto atual: "como assim vocês acordam cedo todos os domingos para ir ao culto? Vocês realmente não transam antes do casamento? Não brinca que vocês não vão para festinhas e beijam quem vocês desejarem? Para que perder tempo lendo um livro tão ultrapassado? Esse lance de casamento é coisa do passado. Viver para outra pessoa é a maior bobagem, vivam para si mesmos."
Mas por que eles não veem que tudo isso tem um sentido? Porque estão mortos espiritualmente. Porque, infelizmente, são escravos do pecado, autocentrados neles mesmos, preocupados em como satisfazerem seus próprios e mesquinhos desejos.
Mas a Palavra de Deus diz que, diferente do que os "outros" acham, para nós, os nascidos de novo, as Escrituras são a revelação da GLÓRIA de DEUS! A revelação do Poder, do Amor, da Graça, da Misericórida, expressão mais fiel do sentimento dEle por mim e por você.
"Está bem, até agora eu entendo o que você está falando, Esdras, mas ainda não entendi o que isso tem a ver com aquele gosto azedo que teima em continuar em sua boca."
Meu amigo, é que, às vezes, minha vida não aparenta ser loucura para as pessoas ao meu redor, ao contrário, muitas vezes, está tão parecida com o que esse mundo aceita, que ninguém acha que eu sou um "discípulo do Caminho", justamente porque não faço qualquer diferença àqueles mortos-vivos.
Infelizmente, eu me vejo vivendo uma vida que de nada se diferencia do mundo. Talvez os meus sonhos, meus planos sejam os mesmos que os de qualquer outra pessoa que não conhece a Deus. Talvez minhas atitudes, meus gestos, minhas falas denunciam minha semelhança com esse mundo. Talvez tenho amado esse mundo do mesmo jeito que o resto das pessoas, enquanto a Palavra, que deveria ser LOUCURA para os que perecem, isto me diz : "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." I Jo 2.15.
Velhos, eu decidi escrever isso para que, em meio a doçura libertadora da Palavra, seja-lhes revelado nossa real condição, que, infelizmente, tem sido amarga. Meu questionamento a vocês nesse momento é: sua vida tem sido loucura para os seus amigos que ainda não se entregaram a Deus ou, ao contrário, tem se amoldado por aquilo que massifica as vidas dos perdidos? Vocês têm vivido a vida de forma a expressar o Poder e a Glória de Deus ou vocês estão conformados com esse mundo, com esse presente século?
Irmãos, preguemos e verdadeiramente vivamos a Cristo, porque é o Poder e a Sabedoria de Deus (I Co 1.25): "Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. (...) Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes." I Co 1.25,28.
Sejam loucos, meus irmãos, para esse mundo, porque essa loucura é mais forte do que qualquer homém sábio.
Que Deus livre as nossas vidas dessa amarga sensação de não estarmos, de fato, expressando nossa loucura a esse mundo.
A PAZ!
Esdras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário